terça-feira, 11 de outubro de 2011

CNDL PREVÊ DESACELERAÇÃO NAS VENDAS NESTE DIA DAS CRIANÇAS

 A Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) prevê uma desaceleração das vendas do varejo para o Dia das Crianças em 2011 na comparação com o ano passado. A expectativa é de aumento de 7% nas comercializações feitas da primeira terça-feira de outubro até o dia 11, véspera da data comemorativa, em relação ao mesmo período de 2010. No ano passado, o varejo registrou alta de 8,5% sobre 2009 nas vendas durante esses dias. A CNDL não apresenta valores em suas estimativas.

O ânimo das compras em 2010, conforme números do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), foi atribuído pela CNDL ao ritmo maior de crescimento econômico e a uma pressão "ainda moderada" da inflação. Agora, a avaliação é a de que a demanda interna ainda persistente deverá contribuir para um resultado positivo das vendas durante todo o restante do ano.

"O consumo das famílias ainda é o motor do varejo brasileiro. E esse movimento deverá se repetir para o Dia das Crianças 2011, ainda que em um ritmo menor do que vínhamos verificando antes", disse o presidente da entidade, Roque Pellizzaro Júnior, por meio de nota.

O dirigente acredita que a alta nos preços influencie negativamente na disposição do brasileiro em consumir produtos mais caros. "Em 2010, o gasto médio com presentes foi de R$ 50,00 e, este ano, seguramente, teremos um valor 25% menor, de R$ 40,00 para o tíquete médio de vendas", previu. A relação dos produtos e segmentos com maior saída em função da data é liderada pela venda de brinquedos, principalmente, e roupas, na segunda posição.

Prazo - Já a Associação Comercial de São Paulo (ACSP) informpu ontem que as vendas a prazo do comércio varejista da capital paulista ficaram estáveis no mês de setembro em comparação a agosto. Já as vendas à vista caíram 11,9% no mesmo período. Em relação a setembro de 2010, as vendas a prazo aumentaram 2,2%, e as vendas à vista cresceram 1,6%.

Segundo a ACSP, a desaceleração das vendas no mês de setembro pode ser explicada pela base de comparação forte - em setembro de 2010, as vendas a prazo haviam crescido 12,9% em relação ao mesmo mês de 2009, e as vendas à vista, 7,9%.

Outro fator mencionado é a ausência de uma data comercial em setembro e o clima frio, que podem ter desestimulado as compras da moda primavera/verão. "O mês de setembro é de entressafra, entre o Dia dos Pais, de agosto, e o Dia das Crianças, de outubro.  normal que as vendas caiam", afirmou o economista da entidade, Marcel Solimeo.

A associação cita também a crise como um dos motivos para a desaceleração das vendas. "O noticiário sobre a crise internacional pode ter gerado alguma cautela maior que serviu para adiar, temporariamente, novas compras", diz o comunicado.

A inadimplência caiu em setembro na comparação com agosto, segundo a ACSP. No período, os registros recebidos (carnês em atraso) caíram 7,8% na capital paulista, e os registros cancelados (renegociações de crédito) tiveram queda de 5,5%. Em relação a setembro de 2010, os registros recebidos aumentaram 15,4%, e os registros cancelados tiveram alta de 12,5%.

De acordo com Solimeo, embora os registros recebidos estejam em alta, os cancelamentos também cresceram. "A inadimplência tem subido um pouco, mas não é nada explosivo. Estamos em nível mais alto que 2010, mas inferior ao de 2009", disse.

Fonte: Diário do Comércio