A apresentação do Integraminas, novo produto da Federaminas, foi um dos principais destaques do Lideraminas – III Encontro de Presidentes das Associações Comerciais de Minas Gerais e do Gerenciaminas – IV Encontro de Executivos das Associações Comerciais de Minas Gerais, realizados de 31 de março a 2 de abril no Hotel Tauá, em Caeté (Grande BH).
Federaminas móvel – Durante evento à noite, o presidente Wander Luis fez o lançamento de novo produto da entidade – o IntegraMinas, veículo apropriado para levar às ACEs em todo o Estado os produtos e serviços criados para as federadas atenderem aos empresários filiados. Na primeira palestra, o consultor Ricardo Pinho discorreu sobre desenvolvimento e associativismo, ensinando que o primeiro depende de mudar internamente, enquanto o segundo exige foco e comprometimento. E ambos requerem planejamento, controle, liderança, humildade, acrescentou ele, pregando simplicidade para se atingir objetivos e valorização dos comandados.
Na foto, Alex Nunes, palestrante AMIS e Federaminas, Ricardo Pinho, Renato Brandão, Leandro Haddad Ex-secretário de desenvolvimento de Araxá e Assessor da ACE de Araxá, Emílio Parolini, vice presidente da Federaminas e Wander Luís, presidente da Federaminas.
Em sua palestra, Sérgio Barbi afirmou que a tendência em alta no varejo em 2011 é enriquecer a experiência de compra, estimulando o desejo no consumidor, inclusive por meio de sua maior permanência da loja, que, com este objetivo, precisa ser visualmente atrativa. Disse que a fase do amadorismo acabou e recomendou que o estabelecimento seja projetado por psicólogo, por designer, para estabelecer motivo de interação do cliente com os produtos à venda.
A palestra do especialista em capacitação corporativa Robson Rodrigues explicou que o mercado se transformou, instituindo-se nova era de atendimento que exige, mais que satisfazer o cliente, encantá-lo. Este foco, disse, é fundamental para a sobrevivência da empresa, e para atingi-lo, um dos pressupostos é a motivação profissional. “A chave do sucesso é atitude”, recomendou.
Ao falar sobre diferencial competitivo na ACE, o empresário Luc Pinheiro, diretor da AC de Florianópolis e que agora integra o quadro de palestrantes da Federaminas, apontou como necessários para se realizar um mandato em uma entidade bandeiras, mobilizadores e sistema de gestão. “Pense no mandato como uma maratona, ou seja, guarde fôlego para o final”, ensinou, enumerando como etapas a serem cumpridas pelo dirigente: preparar-se para o mandato, gerar superávit, realizar grandes feitos, colher os louros do trabalho.
Empreender – Mesmo com apenas quatro ACEs participando do programa, Minas é o terceiro Estado com maior número de projetos – nove. Este dado foi destacado pelo consultor Rodrigo Carrijo, da coordenação do programa na CACB, e pela coordenadora estadual, Cleide Bersani, que preside a AC de Campanha. Eles disseram que a Federaminas pretende ampliar o Empreender no Estado, daí porque as ACEs que contam com núcleos setoriais devem ficar atentas para novas chamadas de projetos pela CACB. O presidente da entidade, Wander Luis, disse que a Federaminas reivindica da Confederação recursos para trabalhar o Empreender Competitivo em 30 federadas no Estado. Representantes das ACEs de Uberlândia e de Itajubá descreveram os trabalhos realizados pelos núcleos setoriais em atividade.
A instalação de Posto Avançado de Conciliação Extraprocessual (Pace) em Associações Comerciais foi motivo de debates nos eventos. O presidente Wander Luis considerou o Pace de grande importância para o desenvolvimento socioeconômico de Minas e disse que o projeto da entidade é instalar 30 novos postos no Estado ainda em 2011. O vice-presidente da Federaminas Daniel Freitas Resende, coordenador do Pace em Minas, mostrou relevância do Pace para as ACEs, explicando que se trata de trabalho social voluntário de conciliadores que facilita o acesso à Justiça, de modo mais econômico, aos associados das entidades. Será criado sistema digitalizado para manter os processos em ambiente virtual e, assim, facilitar a sua consulta pelas partes. O evento da Federaminas foi encerrado com a palestra Coach – metodologia de liderança, da especialista Beatriz Pereira de Oliveira. Ela explicou que coaching é usado para aumentar as competências e, assim, o nível de resultados da empresa, sendo ainda importante para a gestão do tempo. Entre outros benefícios, citou aumento de produtividade, redução de custos, satisfação no trabalho, comprometimento com a organização.
Presidente da Federaminas Wander, e Renato Brandão, presidente da ACE Caxambu