Foi aprovado pela Agência Nacional de Saúde – ANS e publicado no Diário Oficial da União, o novo texto referente a N/195 que proibia as Operadoras de Planos de Saúde a comercializarem seus planos através das Associações Comerciais.
O assunto vinha sendo discutido com a Agência desde o início de 2010, tendo a Federaminas apresentado sugestões visando melhorar o texto daquela resolução que, ao regular os convênios com planos de saúde, dificultava a formação desse tipo de acordo por parte das Associações Comerciais de todo o Brasil.
Em contatos anteriores, o presidente da Federaminas, Wander Luis Silva, afirmara que a Entidade, juntamente com centenas de filiadas, oferece esse tipo de serviço porque as micro e pequenas empresas não têm condições de contratar planos de saúde sozinhas. A resolução, da forma como estava desenhada, prejudicava os planos e praticamente impedia a inclusão de novos conveniados ou mesmo novos dependentes, gerando isso, além da questão econômica, um problema social, já que essas empresas dependem das ACEs.
Fonte: Federaminas