Discutir e aprovar o regulamento que irá reger o Conselho Estadual do Serviço de Proteção ao Crédito de Minas Gerais (CESPC-MG). Este foi um dos assuntos da segunda reunião do CESPC-MG, realizada na sexta-feira, 30, na sede da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Belo Horizonte.
Entre os convidados a participar das discussões estavam o presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Minas Gerais (FCDL-MG), José César da Costa, o presidente da CDL de Belo Horizonte, Bruno Falci, Itamar da Silva, presidente do Conselho Nacional do SPC (CNSPC), Roberto Alfeu presidente do Conselho de Administração do SPC Brasil, cerca de 20 conselheiros estaduais e assessores jurídicos das CDLs mineiras.
Num primeiro momento, Roberto Alfeu apresentou aos participantes um panorama do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) no Brasil e, posteriormente, compartilhou as diretrizes do Conselho Nacional do SPC. De acordo com o presidente do Conselho de Administração do SPC Brasil, para que todos os Conselhos Estaduais possam aderir às padronizações alinhadas pelo CNSPC, é preciso que haja uma apresentação da estrutura, funções, seus objetivos e estratégias.
Na sequência, foi a vez dos presentes discutirem sobre o regulamento que irá orientar as ações do CESPC-MG. Uma grande oportunidade de contribuição dos conselheiros estaduais para esta normatização. Existe este espaço para que possamos deliberar sobre um assunto que é de extrema relevância: o serviço de proteção ao crédito em Minas.
Conselho Nacional do SPC
Criado recentemente, na última reforma estatutária da Câmara Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), o Conselho Nacional do SPC conta com representantes de todos os estados brasileiros, e tem por finalidade regular os SPCs, aprovando normas de procedimento e padronização a serem adotadas, fixar preços mínimos de produtos e serviços e determinar metas de desempenho.
SPC Brasil
O SPC Brasil é um sistema de informações das Câmaras de Dirigentes Lojistas – CDLs de todo o país e hoje, o maior banco de dados da América Latina em informações creditícias sobre pessoas físicas e jurídicas. Sua função é auxiliar a concessão do crédito pelas empresas. Com o SPC Brasil os associados têm acesso às informações de mais de 1.200 entidades presentes em todas as capitais e nas principais cidades brasileiras.
Fonte: FCDL