O programa de Postos Avançados de Conciliação Extraprocessual (PACE), realizado pela Federaminas através de convênio firmado com o Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais (TJMG), a Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB) - via Câmara Brasileira de Mediação e Arbitragem Empresarial (CBMAE) e o Sebrae-MG, deverá experimentar significativo fortalecimento em 2012.
De acordo com o presidente da entidade, Wander Luis Silva, no próximo ano deverão ser consolidados pelo menos 30 novos postos instalados em Associações Comerciais localizadas em várias regiões mineiras. O objetivo do programa é disseminar a cultura da conciliação em Minas, contribuindo, assim, para a pacificação social.
Inicialmente desenvolvido em quatro Associações Comerciais – de Patos de Minas, Uberaba, Uberlândia e São Gotardo -, com ótimos resultados em termos de índice de acordos alcançados nas audiências, o PACE teve recentemente inaugurados postos nas federadas de Pompéu, João Pinheiro, Pirapora, Três Marias, Janaúba, Juiz de Fora e Teófilo Otoni.
Em novembro, o Tribunal de Justiça havia oficializado a instalação dos PACEs na sede das Associações Comerciais das cidades de Arceburgo, Belo Horizonte, Bocaiúva, Bom Despacho, Capelinha, Carmo do Paranaíba, Janaúba, João Monlevade, João Pinheiro, Juiz de Fora, Manhumirim, Mariana, Mutum, Pirapora, Pompéu, Pouso Alegre, Raul Soares, Rio Paranaíba, Taiobeiras, Teófilo Otoni, Três Marias e Ubá.
Fonte: Federaminas