quinta-feira, 3 de novembro de 2011

PACE: DESEMBARGADORA ANUNCIA INSTALAÇÃO DE 32 POSTOS E TREINAMENTO DE CONCILIADORES

A instalação de 32 PACEs – Postos Avançados de Conciliação Extraprocessual em Associações Comerciais das diversas regiões mineiras e o treinamento dos conciliadores que atuarão neles foram anunciados pela 3ª vice-presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais (TJMG), desembargadora Márcia Milanez, ao falar durante o XIV Congresso das ACEs de Minas Gerais, acontecido em 20 e 21 de outubro, em Araxá.
 

 
A magistrada falou no Encontro do PACE, dentro da programação do congresso. Segundo ela, a capacitação dos conciliadores ocorrerá nos dias 16 e 17 de novembro, na sede do TJMG em Belo Horizonte, e ao final do treinamento serão oficialmente instalados os novos postos. Em seu pronunciamento a respeito da conciliação nos Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania, a desembargadora Márcia Milanez ressaltou o compromisso e o engajamento do TJMG com o projeto, que é desenvolvido em parceria com a Federaminas.
 
Para o secretário-geral dos Juizados de Conciliação, Juliano Veiga, do TJMG, o projeto é de relevância por visar, especialmente, uma mudança de cultura na sociedade, da busca de resultado que envolva a participação madura e consciente do cidadão, através da conciliação, em detrimento da cultura da sentença.
 
O encontro teve os trabalhos abertos pelo presidente da Federaminas, Wander Luis Silva, que ressaltou a importância do PACE entre os serviços prestados pelas Associações Comerciais mineiras. O advogado Aldovrando Teles Torres, da Câmara Brasileira de Mediação e Arbitragem Empresarial (CBMAE), que representou no evento a CACB, discorreu na ocasião sobre os métodos alternativos de solução de conflitos. Também falaram o advogado Guilherme André Giussani Rodrigues, apresentando o PACE de São Paulo, e Camila de Matos Mansur Iane, que mostrou os produtos da CBMAE.
 
Sucesso – Os representantes das Associações Comerciais de Patos de Minas, Uberaba, Uberlândia e São Gotardo, que contam com PACEs instalados em suas sedes, relataram o desenvolvimento dos trabalhos e o resultado de sucesso do projeto nessas federadas.
 
O Encontro do PACE contou, ainda, com apresentação de peça teatral com o tema “Conciliação”, retratando o desenrolar de conflito entre um fornecedor de grãos e o dono de uma padaria. O conciliador intermediou o diálogo entre os envolvidos e, ao final, as partes resolveram a controvérsia firmando acordo que atendeu aos interesses de ambos.
 
Fonte: Federaminas