quarta-feira, 26 de outubro de 2011

ENCONTRO DA FEDERAMINAS EM ARAXÁ É SUCESSO

“A Federaminas, entidade tão importante para o desenvolvimento de Minas Gerais, está em boas mãos com o presidente Wander Luis Silva em seu comando”, assinala o senador Aécio Neves na mensagem que enviou para a solenidade Mérito Empresarial 2011, agradecendo a entidade por haver sido homenageado com o título de “Destaque de Honra – Administração Pública”, pelos dois mandatos bem-sucedidos à frente do Governo mineiro.
 
 
 
Na festividade, realizada em 21 de outubro no centro de convenções do Tauá – Grande Hotel e Termas de Araxá e prestigiada por cerca de 1,2 mil pessoas de todas as regiões do Estado, a Federaminas homenageou diversas autoridades e cerca de 110 empresários do ano indicados ao Mérito Empresarial pelas Associações Comerciais mineiras. Foram também agraciados com placas o diretor-presidente da Fiat do Brasil, Cledorvino Belini – através do vice-presidente Valentino Rizzioli, que o representou -, a desembargadora Márcia Milanez, 3ª vice-presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, os Correios em Minas Gerais, por intermédio do seu diretor-geral José Pedro Amengol Filho, o prefeito de Araxá, Jeová Moreira da Costa.
 
Foram ainda homenageadas com placas as federadas de Pouso Alegre, por participar do XIV Congresso das Associações Comerciais de Minas Gerais com a delegação mais numerosa, e de Taiobeiras, por se tratar do município mais distante do local do evento. Receberam as placas os presidentes Sílvio dos Reis e Carlito Pereira da Costa, respectivamente.
 
Interiorização – Em seu discurso na solenidade, o presidente da Federaminas, Wander Luis, afirmou que a realização do Mérito Empresarial fora de Belo Horizonte, pela primeira vez em sua administração, estava afinada com a política que implementou objetivando interiorizar as ações da entidade estadual, fortalecendo a sua marca em todas as regiões mineiras e integrando-a ainda mais com suas federadas.
 
Também justificou os nomes homenageados pela Federaminas, dizendo que todos “são merecedores dos mais profundos elogios da sociedade mineira”.
 
Pacto federativo – Na mensagem lida na solenidade pelo seu representante Paulo César Bregunci, o senador Aécio Neves defendeu a mudança do pacto federativo e a recuperação dos pilares que fundaram a República. Para o ex-governador, é preciso inverter a lógica predominante, que concentra grande parte dos recursos públicos na esfera federal, enquanto estados e municípios permanecem à míngua, “anêmicos em suas funções e cada vez mais reféns das ordens e vontades do poder central”.
 
Aécio Neves disse que se manterá no Senado em defesa da desconcentração de poder, da descentralização administrativa, das parcerias e do compartilhamento de esforços e responsabilidades, ações que aponta como “a favor do Brasil”. O parlamentar fez referência ao seu governo em Minas, sustentando que em todos os campos da gestão compartilhada se soube inovar e melhorar o conquistado, o que atribuiu à dedicação da equipe governamental aos fundamentos de um novo modelo de estado, que busca gastar menos com a burocracia para investir mais nos cidadãos.